Todos os anos há uma grande mobilização para doação de leite materno nos postos de coleta e nos bancos de leite humano. Especialmente neste mês, conhecido como “Agosto Dourado”, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.
A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que percorre o mundo com o seu laço simbólico.
Doar leite materno é um gesto de solidariedade e de sororidade entre as mulheres. Porém, para que a mulher possa coletar e doar seu leite é necessário que ela o armazene em frascos de vidro com tampas de plástico rosqueável.
É aqui que você pode cooperar, DOANDO FRASCOS DE VIDRO COM TAMPA PLÁSTICA. Separe os frascos, aqueles utilizados para café solúvel ou maionese e os leve até um posto de coleta do município, são eles: Unidades Básicas de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.
Estes fracos serão encaminhados para o Banco de Leite Humano (BLH), que é um centro especializado, responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e distribuição de excedente de leite humano de mães doadoras sadias.
A prefeita Seluir Peixer e o Secretário Municipal de Saúde, Luciano Vasconcelos, destacaram a importância das pessoas estarem ajudando com esta singela doação de amor. Além do gesto, eles também destacaram que o leite materno supre todas as necessidades nutricionais da criança, além de reforçar a imunidade.