Hoje no final da tarde o Prefeito de Aripuanã, Jonas Canarinho, se reuniu com o Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mandes, Secretário da Segurança Pública, Alexandre Bustamante, Secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, Representantes da OAB e Comitiva de Advogados do município de Aripuanã. Na reunião, sentaram para tratar sobre o fechamento da Cadeia Pública do município.
De acordo com prefeito de Aripuanã, o município foi pego de surpresa com essa decisão. “Para nós foi uma situação bem delicada e constrangedora, a gente não esperava por esse momento, até por que o município está vivenciando um momento de muito crescimento. Estamos recebendo um empreendimento muito grande, uma envergadura aproximadamente de 1,2 milhões e também temos uma imigração muito grande dentro do município, devido ao garimpo”, disse.
O Prefeito ainda destaca a falta de outros poderes Públicos e os pontos negativos que trará para Aripuanã. “Nós estamos sofrendo, estamos sem um Juiz, sem delegado e a agora vem uma situação dessa onde não teremos uma Cadeia Publica funcional. Fico muito preocupado, a nossa regionalidade é diferenciada de cidades perto de grandes centros. A cidade mais próxima, onde terá uma Cadeia Pública Funcional e serão transferidos esses presos, é de 150 Km (Colniza), a outra é de 260 Km (Juína), onde se encontra estradas sem pavimentação. O custo operacional é muito alto para governo do estado e também nos deixa em uma situação de risco.”, relatou.
O governo do estado sinalizou que vai analisar o pedido. Prefeito enfatizou e explicou a importância da cadeia pública e que a demanda no município só vem aumentando, que é de grande necessidade fazer a reabertura da mesma.