A Prefeitura de Aripuanã firmou contrato com o Instituto Social de Saúde São Lucas para a gestão, operacionalização e execução dos serviços do Hospital Municipal Santo Antônio. A medida visa fortalecer a qualidade da saúde pública no município, com foco em eficiência administrativa, ampliação do atendimento e melhoria contínua no serviço prestado à população.
Com experiência na gestão hospitalar em diversos municípios, o Instituto São Lucas chega para somar, trazendo maior agilidade, estruturação técnica e abertura para novas especialidades médicas — o que facilitará a ampliação da cobertura de atendimentos no hospital local.
Um dos pontos mais importantes a esclarecer é que nenhum servidor será demitido com a transição. O que pode ocorrer, conforme previsto no contrato e no período de transição, é o remanejamento de funções, visando melhor adaptação ao novo modelo de gestão. Reforçamos que as informações que circulam sobre demissões em massa não são verdadeiras e não condizem com a política adotada pela Prefeitura.
“Essa parceria representa um passo importante para garantir um atendimento mais ágil, humano e com mais especialidades para nossa população. Nenhum profissional será desligado. Estamos fazendo tudo com responsabilidade e diálogo, para garantir que o hospital continue atendendo bem e evolua ainda mais”, destacou a prefeita Seluir Peixer Reghin.
Durante o período de implantação, a população pode ficar tranquila: o atendimento no Hospital Santo Antônio segue normalmente e com expectativa de melhorias. O Instituto iniciou sua atuação oficial no dia 1º de junho deste ano, com foco na estruturação dos serviços e início do cumprimento das metas previstas em contrato.
Sobre a remuneração dos profissionais, o Instituto São Lucas adota uma tabela de valores alinhada às diretrizes nacionais. No entanto, a realidade local — onde os valores praticados em algumas especialidades são superiores à média nacional — será reconsiderada. O vínculo de cada profissional com a nova gestão dependerá da aceitação das condições contratuais ofertadas.
A nova parceria está amparada em processo legal e transparente (Chamamento Público nº 02/2025 e Dispensa nº 03/2025), com prazo inicial de seis meses, podendo ser prorrogado.
O contrato abrange manutenção, atendimento 24h, contratação de equipe multiprofissional, aquisição de insumos e a execução de serviços essenciais como lavanderia, alimentação, exames laboratoriais e de imagem, transporte inter-hospitalar, entre outros.
A Prefeitura segue comprometida com a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e a melhoria contínua do atendimento em saúde. Toda a transição será acompanhada de perto por comissões específicas, garantindo transparência, controle e fiscalização.