Visando trazer cada vez mais transparência à população aripuanense, a Prefeitura de Aripuanã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresenta um balanço dos investimentos com passagens de pacientes de janeiro a julho deste ano.
Ao todo, o município já investiu R$ 422.150,38 em passagens terrestres para o transporte de pacientes e acompanhantes neste período, tanto para Juína quanto para Cuiabá. Foram 3.542 passagens compradas, tanto para pacientes como para acompanhantes. Os meses de maio e junho foram os meses onde mais passagens foram adquiridas, totalizando 748 em maio e 794 em junho.
O balanço completo com números mês a mês, destino e quantidade de passagens adquiridas, bem como, acompanhantes, está disponível no anexo abaixo.
“É importante que as pessoas saibam que o município tem investido SIM na aquisição de passagens para o transporte de pacientes. Neste primeiro momento estamos fazendo uma prestação de contas das passagens terrestres, em seguida, faremos do transporte aéreo, que já adianto que também são muitos. Às vezes, por conta de uma crítica de um caso isolado, as pessoas esquecem de todo trabalho entregue e os que acontecem de forma contínua, no caso das passagens. Nós temos toda uma equipe que se esforça diariamente para garantir que o paciente possa dar continuidade ao seu tratamento, dentro ou fora do município.”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Fabiany Demeneck.
Fabiany também lembrou que a Secretaria Municipal de Saúde tem feito um esforço muito grande para possibilitar que, em alguns casos, os moradores consigam ser atendidos em Aripuanã. Iniciativas como a campanha “Programa Coração Bem Cuidado”, com a Dra. Cardiologista, Viviany Lima Peres, possibilitou que 75 pacientes com problemas cardiológicos que estavam na fila aguardando consulta, fossem atendidos na Unidade de Saúde do bairro Vila Operária.
Outro exemplo, foram os 387 pacientes atendidos durante o mutirão de ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso, realizado em julho deste ano. Além dos pacientes atendidos durante o mutirão, outros 569 foram atendidos durante as ações de triagem, tanto na sede do município, como no Distrito de Conselvan.
“Com esse tipo de ações, os pacientes não precisam ir até Cuiabá para serem atendidos. Eles teriam que ir até lá para uma consulta, depois para um retorno e talvez para iniciar um tratamento. Trazendo ações assim para nosso município, nós garantimos conforto para os pacientes. Agora nós estamos organizando 59 pacientes que passaram pelo mutirão e que vão precisar ser encaminhados para o Hospital do Câncer. Em outras palavras, essas ações e mutirões, ajudam reduzir filas e economizar valores de passagens para que elas também possam ser utilizadas para atendimentos em outras especialidades”, acrescentou Fabiany.