Notí­cias e informativos NOTA INFROMATIVA
COMO AUMENTAR A IMUNIDADE DE FORMA NATURAL
quinta, 11 de março de 2021

COMO AUMENTAR A IMUNIDADE DE FORMA NATURAL

Cumprimentando-os cordialmente, e na oportunidade emitimos esta nota informando quais alimentos apresentam quantidade significativa de zinco; vitamina D e vitamina C; estes que são minerais e nutrientes que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, preparando o organismo para o combate de possíveis infecções, como a Covid-19. É importante salientar que tais alimentos não atuam prevenindo ou inibindo a infecção e/ou contaminação pelo Covid-19, onde agem apenas fortalecendo as defesas do organismo. As medidas sanitárias não farmacológicas, como uso de máscaras; higiene das mãos e distanciamento social ainda continuam sendo a única forma de conter a propagação do vírus.

ZINCO

É um dos minerais mais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência desse nutriente no corpo humano acomete um terço da população mundial. Com isso, ela pode acarretar alguns problemas de saúde, como imunidade baixa, unhas e cabelos fracos, aparecimento de infecções, falta de apetite e dificuldade de cicatrização. Além de atuar diretamente nos sistemas nervoso e imunológico, podendo ajudar na proteção do organismo contra doenças e agentes externos, o zinco também tem como função auxiliar a melhora de energia, cansaço e memória, retardar o envelhecimento, e regular a produção de proteínas e hormônios. Por não ser um mineral produzido pelo próprio organismo, o nutriente pode ser encontrado em fontes animais e vegetais.

Alimentos ricos em Zinco:

• Amendoim
  • Grão-de-bico
  • Amêndoa
  • Frango
  • Camarão
  • Ostra
  • Carne vermelha
  • Ovo (gema)
  • Castanhas
  • Semente de abóbora
  • Chocolate amargo
  • Linhaça
  • Feijão
  • Feijão de soja

A carência do zinco pode causar diminuição da sensação de paladar, anorexia, apatia, retardo do crescimento, queda de cabelo, retardo da maturação sexual, baixa produção de esperma, queda de imunidade, intolerância à glicose. Enquanto que o excesso de zinco pode se manifestar através de náuseas, vômito, dores abdominais, anemia ou deficiência de cobre.

VITAMINA C

É relevante para o organismo porque desempenha papel no sistema imunológico, na produção de colágeno, é responsável pela renovação celular, na absorção do ferro, dentre outras funções, sendo essencial para manutenção da saúde. Todas as frutas e verduras contêm alguma quantidade de vitamina C, o que facilita atingir a necessidade de consumo diário.

Alimentos ricos em Vitamina C:

• Brócolis
  • Acerola
  • Couve
  • Kiwi
  • Pimentão amarelo Laranja
  • Caju
  • Suco de limão puro
  • Goiaba
  • Morango
  • Mamão
  • Abacaxi
  • Manga
  • Salsa

As fontes principais são as frutas, vale inclui-las ao cardápio diário porque podem ser ingeridas 'in natura'. Aliás, a dica é procurar ingerir o alimento rico em vitamina C o mais fresco possível, de preferência cortado no momento de consumo, pois o ácido ascórbico é inativado pela luz e pelo oxigênio.

VITAMINA D

Favorece a absorção do cálcio no intestino, sendo importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar diversas doenças como raquitismo, osteoporose, câncer, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão. No entanto, apesar de poder ser obtida por meio de alimentos de origem animal, a principal fonte de produção da vitamina é através da exposição da pele aos raios de sol, e, por isso, é importante que a pele seja exposta diariamente ao sol por pelo menos 15 minutos entre as 10h e às 12h ou entre as 15h e às 16h 30.

Alimentos ricos em Vitamina D:

• Salmão
  • Fígado de boi
  • Ostras
  • Manteiga
  • Leite fortificado
  • Iogurte
  • Ovo cozido
  • Queijo Cheddar
  • Carnes e vísceras em geral
  • Óleo de salmão
  • Fígado de galinha
  • Arenque fresco
  • Sardinha enlatada no azeite
  • Óleo de fígado de bacalhau

A vitamina D só está presente em alimentos de origem animal e em alguns produtos fortificados, não sendo possível encontrá-la em fontes vegetais como frutas, verduras e grãos como arroz, trigo, aveia e quinoa.

Texto: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Fotos: Vania Targanski Benitez