Acessibilidade
Fonte Maior
Contrastes
Mapa do Site
Libras
Redefinir
(66) 3565-3900

Prefeitura Municipal de Aripuanã


Relatório conclui que mortandade de peixes do Rio Aripuanã não pode ter uma causa cientificamente comprovada
quinta, 15 de julho de 2021
quinta, 15 de julho de 2021

A Prefeitura de Aripuanã, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu nesta terça-feira (13) o resultado do Relatório de Inspeção nº 132/2021 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), que buscou identificar as possíveis fontes de contaminação que podiam estar relacionadas com a mortandade de centenas de peixes ocorridas no Rio Aripuanã, em maio deste ano.

O documento foi elaborado a partir de inspeção técnica presencial realizada no período de 26 e 27 de maio, que promoveu o monitoramento no leito do Rio Aripuanã para identificar as possíveis fontes de contaminação. O trabalho foi feito através de sobrevoo da área e inspeção embarcada e terrestre. Além da coleta de amostras de água e também de peixes para análise laboratorial.

O relatório afirmou que após intensa pesquisa e informações coletadas, conclui-se que a mortandade de peixes ocorrida no rio Aripuanã não pode ter uma causa cientificamente comprovada. De acordo com o documento, as amostras de água e peixe não permitiram associar a morte dos com algum evento, seja por depleção de oxigênio, por metais pesados, agrotóxicos, e mesmo algum produto químico, resultado corroborado por de laudos laboratoriais emitidos, que não foram capazes de apontar uma provável causa.

A SEMA também orientou que, em possíveis eventos futuros, recomenda-se suspender o abastecimento de água da cidade, bem como comunicar a moradores que não façam uso de contato primário (banhos no rio), tampouco consumam peixes que tenham sido pescados durante o evento. O alerta deve ser estabelecido pelo Executivo Municipal conjuntamente com outras autoridades locais, inclusive comunicar a Defesa Civil.

O Relatório de Inspeção nº 132/2021, pode ser lido na íntegra no anexo abaixo: