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Prefeitura Municipal de Aripuanã


Secretarias
Saúde
domingo, 1 de janeiro de 2017
domingo, 1 de janeiro de 2017

BIOGRAFIA

Bartolomeu Sousa eliano, natural de Loanda/PR, 49 anos, casado, graduado em Administração.

Responde pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Estrutura Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA:

Coordenadoria de Vigilância em Saúde - COOVS
Departamento de Vigilância Sanitária – DEVS
Departamento de Controle Epidemiológico – DECOE
Departamento de Endemias – DEEND
Coordenadoria de Administração - COOAD
Departamento de Gestão Administrativa – DEGEAD
Coordenadoria de Saúde – COORS
Departamento de Saúde da Família - DESAF
Divisão de Reabilitação – DIREAB
Coordenadoria de Administração Hospitalar - COOADHO
Departamento Clínico Hospitalar - DECLHO
Divisão Técnica – DIVITEC
 

São competências da Secretaria Municipal de Saúde - SEMUSA:

a) Promover a prestação de assistência médica, fisioterapeutica, fonoaudiológica, psicológica e odontológica à população do município;
b) direcionar os trabalhos das instituições privadas que se destinem à cooperar com atividades concernentes aos problemas de saúde;
c) identificar as doenças, suas causas e tomar as providências cabíveis, nos limites de sua competência;
d) promover o levantamento dos problemas de saúde da população do município, a fim de identificar as causas e combater as doenças com eficácia;
e) manter estreita coordenação com os órgãos e entidades de saúde estadual e federal, visando ao atendimento dos serviços de assistência médico-social e de defesa sanitária do Município;
f) promover o treinamento de seu pessoal, através de cursos de capacitação, e promover estudos e pesquisas para o aperfeiçoamento de seus serviços;
g) dirigir e fiscalizar a aplicação de recursos provenientes de convênios destinados à saúde pública;
h) promover campanhas de vacinação e desenvolver todos os programas ligados à área de saúde;
i) garantir acesso à saúde aos munícipes;
j) Executar as diretrizes políticas das ações de saúde do Município;
k) Executar e fiscalizar a política de saúde pública e sanitária do Município;
l) Executar os serviços de fiscalização e inspeção sanitária decorrentes de normas, expedidas pela Secretaria;
m) promover junto à população, palestras ou debates sobre saúde publica, atribuições sanitárias e prevenção de doenças com o auxílio do Conselho Municipal de Saúde;
n) inspecionar, identificar e encaminhar os pacientes com doenças infectocontagiosas para o devido tratamento e proporcionar a diminuição das doenças tropicais na região a fim de reintroduzir os pacientes à sociedade;
o) encaminhar pacientes a outros municípios, desde que as especialidades supere aquelas existentes no próprio município;
p) promover um estreito relacionamento com as secretarias em busca de uma interação de de ações voltadas para o bem estar da população;
q) manter a frota de veículos e os equipamentos de uso geral da secretaria, bem como sua guarda e conservação;
a) fiscalizar os contratos decorrentes de processos licitatórios, em consonância com as normas legais em vigor.
b) desempenhar outras atividades correlatas.